sábado, 25 de julho de 2009

Alcoolismo

A utilização de bebida alcoólica regular deve ser vista com muito cuidado. O seu uso esporádico ou moderado não significa grande problema de saúde. O seu uso exagerado caracteriza o alcoolismo, uma grave doença que basicamente atinge o sistema nervoso, o sistema gastro-intestinal, fígado e pâncreas, e o sistema cardio-circulatório. A principal característica do alcoolismo é a dependência, ocorrendo na terceira idade de maneira significativa.

Na dependência, a súbita retirada da bebida pode gerar graves distúrbios, caracterizados pelo quadro de "delírium tremens" (Síndrome de Abstinência). A Síndrome de Abstinência caracteriza-se por estado de delírio com agitação, confusão, e alucinações. Além da dependência o alcoolismo pode manifestar-se através da intoxicação e suas complicações.

No idoso o álcool tende a atingir maiores concentrações no sangue mesmo com doses pequenas. As manifestações caracterizam-se por dificuldade no andar, confusão e negligência consigo mesmo. Acentua a falta de memória. Pode haver mudança de humor, com excitação seguida de depressão e agressividade , podendo confundir-se com demência. Facilita as quedas e ferimentos, e com frequência há distúrbios como diarreia e incontinência urinária.

in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário