quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Saúde Mental em situações de Emergência e Catástrofe

As situações de catástrofe são situações inesperadas que aumentam os problemas já pré-existentes na sociedade, como a pobreza, descriminação, falta de recursos e estruturas sociais. E, por outro lado, criam outros face à situação propriamente dita, como destruição, devastação, ansiedade, stress pós-traumático, falta de informação, falta de controlo, incerteza, entre outros (INTER-AGENCY STANDING COMMITTEE, 2007; WHO, 2005).
O suporte psicossocial às comunidades afectadas por um desastre é a componente chave para a estratégia da WHO. Este suporte tem de ter o seu foco na comunidade, de acordo com as suas características e tem de ser realizado por profissionais qualificados e treinados que compreendam as necessidades das vítimas do desastre e tendo em atenção grupos mais susceptíveis (WHO, 2005; WHO, 2007). Os enfermeiros especializados em saúde mental e psiquiatria são uma mais valia para realizar este suporte psicossocial junto das vítimas afectadas, em situações de catástrofe.
Nestes contextos, e existem exemplos disso decorrentes do Tsunami de 2004, deveriam ser compostas várias equipas multidisciplinares compostas por vários profissionais de saúde para darem resposta a estas situações.
Ver: Mental Health in emergency

Sem comentários:

Enviar um comentário