terça-feira, 25 de maio de 2010

Enfermagem e Saúde Mental

.
"Na perspectiva de José Galrinho os cuidados de enfermagem especializada em saúde mental e psiquiatria junto dos cidadãos deverão aproximar-se, com a criação de consultas de enfermagem especializada nos Centros de Saúde, que procurem minimizar o internamento e institucionalização destes utentes, entre outros." Ler mais »


Na minha perspectiva será pertinente aproximar os cuidados de enfermagem especializada em saúde mental e psiquiatria junto dos cidadãos. Isto é, criação de consultas de enfermagem especializada nos Centros de Saúde, que procurem minimizar o internamento e institucionalização destes utentes, aproximando as famílias, envolvendo-as nos cuidados e esclarecendo-as nas suas dúvidas face à doença mental, contribuindo também para a minimização da estigmatização da doença. Por outro lado penso que faz todo o sentido que nas consultas de vigilância infantil seja incluída uma consulta de enfermagem psiquiátrica de forma a identificar potenciais problemas no presente ou no futuro e procurar estratégias para combater esses problemas. Com estas acções penso que se podem obter ganhos em saúde e minimizar custos. E contribuir para uma sociedade mais saudável.


Se é Enfermeiro e partilha desta perspectiva não deixe de passas em
http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/2010/04/29/opiniao-enfermagem-sm/ e deixar o seu comentário ao meu contributo, para o Plano Nacional de Saúde 2011-2016, só assim conseguiremos obter êxito neste contributo, tão importante para o utente mental, família e comunidade em geral.


José Galrinho

2 comentários:

  1. obrigado! Não te esqueças de passar em: http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/2010/04/29/opiniao-enfermagem-sm/ e deixar o teu comentário de apoio à minha perspectiva.
    Abraço

    ResponderEliminar