sábado, 23 de junho de 2012

Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens no mundo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos e que mais de 1 milhão de pessoas no mundo morrem dessa forma todo o ano. Mesmo assim, o problema, não é tratado abertamente.

Para a OMS, pouco é feito na área da prevenção. Pesquisadores da Universidade de Oxford, Inglaterra e da Universidade Stirling, na Escócia, dizem que mais pesquisas são necessárias para compreender quais os factores de risco e melhorar a prevenção. Uma das estratégias apontada por eles seria limitar o acesso a meios que facilitem o suicídio, com armas.

Cerca de 90% dos suicídios estão ligados a transtornos mentais. "O perconceito em torno das doenças mentais faz com que as pessoas não procurem ajuda. Acredita-se que perguntar se a pessoa tem pensamentos suicidas vai estimulá-las, mas isso pode levá-la a procurar ajuda", diz Alexandrina Meleiro.
Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Instituto Psiquiatra do Hospital das Clínicas da Universidade de S. Paulo, Brasil, afirma ainda que "Antes as taxas eram maiores na terceira idade. Hoje a gente observa que, entre os jovens, elas sobem assustadoramente". Estima-se que entre os jovens, a taxa multiplicou-se por dez de 1980 a 2000: de 0,4 para 4 a cada 100 mil pessoas.

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br | 23-junho-2012 11:48

Sem comentários:

Enviar um comentário