quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estudo associa tabaco na gravidez a problemas de comportamento da criança



Mulheres que fumam na gravidez têm maior risco de ter um filho hiperactivo e com problemas de atenção na escola, segundo estudo da Universidade de York, no Reino Unido.


Avaliando mais de 13 mil crianças de três anos, os investigadores descobriram que, mesmo que a maioria dos meninos (61,6%) e meninas (71,7%) não tenha apresentado problemas de saúde ligados ao tabagismo materno, os riscos de problemas de atenção e comportamento aumentavam consideravelmente quando as mães fumavam na gestação.

Publicada no Journal of Epidemiology and Community Health, a pesquisa indicou que 10% das mulheres relatavam fumar excessivamente (mais de dez cigarros por dia) durante a gestação, enquanto 12,5% eram fumadoras leves e 12,4% estavam a tentar parar.

Os resultados mostraram que, para os problemas de comportamento e de atenção dos filhos, «o factor mais importante parece ser fumar continuamente na gestação do que a quantidade».

As análises mostraram também que os efeitos desse hábito diferiram entre meninos e meninas, pois, expostos ao cigarro no útero, apesar de ambos terem mais riscos de apresentar problemas de comportamento mais tarde, apenas os meninos tinham maior risco de ter défice de atenção.

Fonte : Sapo Saúde 11 de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário