domingo, 28 de março de 2010
1º Encontro de Enfermagem da Unidade de Saúde Setentrional
terça-feira, 23 de março de 2010
Primeiro estudo epidemiológico nacional de Saúde Mental - As coisas estão piores do que se pensava...

Encontro Europeu sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual
Encontro Europeu sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual
– Construir Pontes entre a teoria, investigação e boas práticas –
Lisboa, Torre do Tombo
22 de Abril 2010
É indiscutível a importância que tem hoje a saúde mental, sendo sem dúvida uma prioridade, a nível europeu, na promoção das políticas de saúde pública. E neste domínio, a área do Duplo Diagnóstico é porventura das mais emergentes, na medida em que não temos actualmente saber e experiência produzidos sobre este problema, embora as pessoas com deficiência intelectual e suas famílias se confrontem com ele no dia-a-dia, quase sempre sem os apoios e enquadramentos adequados à complexidade destas situações. Por outro lado, o envelhecimento desta população vulnerável, também ela com maior longevidade por via do aumento generalizado da esperança de vida, faz com que se perspective um aumento das situações de duplo diagnóstico num futuro próximo.
Assim, e inserido nas actividades do Projecto TRINNOD cujo objectivo é a transferência de conhecimento na área do Duplo Diagnóstico (vide documento em anexo), a FENACERCI em parceria com o CTE SRL – Private Institute for Rehabilitation, a ARFIE – Association for Research and Training on Integration in Europe, a APEMH – Parents’ Association of Mentally Handicapped Children, a AEECRM – Spanish Society for the Study of Mental Retardation, a SIRM – Italian Society for the Study of Mental Retardation e a UCOS – One Child, One Hope Foundation, vai organizar o Encontro Europeu sobre Saúde Mental na Deficiência Intelectual a dia 22 de Abril de 2010, no Arquivo da Torre do Tombo em Lisboa.
Ficha de pré-inscrição - seminarioduplodiagnostico@fenacerci.pt
Para mais informações contactar:
Sónia Fontes ou Maura Faro
FENACERCI
Rua Augusto Macedo 2 A
1600-794 LISBOA
Tel: +351 21 711 25 80
Fax: +351 2 1 711 25 81
www.fenacerci.pt
sábado, 20 de março de 2010
Maior consumo de chá e café pode evitar AVC
sexta-feira, 19 de março de 2010
Dia Mundial do Sono: mais de 3 milhões de portugueses sofrem de perturbações
"Os portugueses são, hoje, convidados a participar, em Lisboa, Porto e Coimbra, em rastreios que lhes permitirão saber se estão a dormir bem ou se precisam de ajuda médica, uma iniciativa que visa assinalar o dia Mundial do Sono. Os rastreios à qualidade do sono são da responsabilidade da Associação Portuguesa do Sono e vão decorrer nos centros comerciais Colombo (Lisboa), Fórum Coimbra (Coimbra) e Norteshopping (Porto)." Ler mais »
Fonte: SICNoticias
quinta-feira, 18 de março de 2010
OMS-Euro: Avaliação do Plano Nacional de Saúde 2004-2010

De acordo com a Organização Mundial de Saúde-Europa (OMS-Euro), metade dos indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2004-2010 já alcançaram as metas ou prevê-se que sejam atingidas até ao final de 2010. Tendo em conta os indicadores comparáveis a nível internacional, cerca de 80% apresentam uma evolução muito favorável relativamente à média do grupo dos 15 países da União Europeia (UE15) e, em 11 indicadores, os valores para Portugal são melhores do que os da média da UE15.
“Portugal has reached many challenging health goals over the last years and is commendable for the focus of the government on achieving health gains; the next frontier for Portugal as for many other European Countries will be to address sustainability concerns and health inequalities as part of the next National Health Plan”, afirma Zsuzsanna Jakab, Directora da OMS-Euro.
O Ministério da Saúde considera o PNS um instrumento de planeamento fundamental para obter ganhos em saúde para a população portuguesa. Com o objectivo de iniciar o processo de elaboração do próximo PNS 2011-2016, e no âmbito de um acordo de colaboração assinado, em 2008, entre a OMS-Euro e o Ministério da Saúde de Portugal, o Alto Comissariado da Saúde solicitou àquela organização a realização de um estudo externo para avaliar a relevância, execução e impacto do PNS 2004-2010.
Os resultados da avaliação baseiam-se: na evolução estatística dos indicadores do PNS e das respectivas metas; numa análise funcional do sistema de saúde português e em entrevistas realizadas pela OMS-Euro a mais de 100 dirigentes, responsáveis e intervenientes da área da saúde, a nível nacional, regional e local; nas discussões decorridas em duas mesas-redondas, envolvendo uma dezena de especialistas internacionais nas diversas áreas.
A análise da OMS salienta, como resultados mais significativos no âmbito da execução do PNS, o estabelecimento de um amplo consenso a nível nacional acerca das prioridades em saúde e a obtenção de ganhos importantes; o acompanhamento e monitorização permanentes dos indicadores, bem como a sua melhoria, que aproximou Portugal das médias da UE15, em particular na esperança média de vida e nas mortalidades por doença isquémica cardíaca, por acidentes rodoviários e por cancro da mama.
Algumas áreas, identificadas no relatório como pontos a melhorar, designadamente a equidade no acesso aos cuidados de saúde e a qualidade, são eixos estratégicos do próximo PNS 2011-2016. Este Plano está em fase de construção, por uma equipa do Alto Comissariado da Saúde, aprovada pela Ministra da Saúde.
“O Ministério da Saúde de Portugal está empenhado em executar as recomendações da OMS-Euro, de forma a obter mais ganhos em saúde para a população portuguesa, a assegurar a sustentabilidade do sistema de saúde e a reduzir desigualdades em saúde”, salienta a Alta Comissária da Saúde, Maria do Céu Machado.
Consultar estudo - OMS-Euro: Avaliação do Plano Nacional de Saúde 2004-2010 http://www.acs.min-saude.pt/files/2010/03/WHO-Evaluation-NHP-Final-March16.pdf
Fonte: Alto Comissariado da Saúde
quarta-feira, 17 de março de 2010
segunda-feira, 15 de março de 2010
"Suicídio é a causa de morte não-natural mais comum no país"
Fonte: www.publico.pt: 15 de Março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
Reflexões sobre o processo de cuidar da enfermagem em saúde mental
Fonte:
Revista da Escola de Enfermagem da USP
Print version ISSN 0080-6234
Rev. esc. enferm. USP vol.34 no.3 São Paulo Sept. 2000
doi: 10.1590/S0080-62342000000300008
segunda-feira, 8 de março de 2010
Combate à Alzheimer regista avanço

Uma equipa de cientistas da Universidade do Porto descobriu um novo potencial terapêutico na raiz da planta vinca, que pode vir a ser utilizado como fármaco no combate ao Alzheimer, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
A equipa de investigação, constituída por elementos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (no âmbito do laboratório associado REQUIMTE) e do Instituto de Biologia e Medicina Celular/Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC.INEB), publicou os resultados do trabalho na revista científica "Phytomedicine".
Segundo explicou à Lusa a investigadora Mariana Sottomayor - que juntamente com Paula Andrade liderou o grupo de trabalho - a vinca é uma "planta medicinal que já é utilizada há muitos anos e que foi muito estudada", sendo dela extraídos alcalóides que são utilizados na quimioterapia para tratamento do cancro".
A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).
Esta perda leva a alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades do dia-a-dia, perante a tristeza e impotência de familiares e amigos.
Fonte: Sapo Saúde – www.saude.sapo.pt
sábado, 6 de março de 2010
"Cyberbullying"
Criar e manter um clima de comunicação aberta e conversas regulares sobre a Internet e as tecnologias, em vez de esperarem e apenas abordar o assunto quando ocorrer algum problema;
Encorajar as crianças/jovens a falar sobre os problemas com que se confrontam na Internet ou com outras tecnologias, como por exemplo os telemóveis e escutarem o que as crianças/jovens nos dizem;
Explicar às crianças e aos jovens que se forem vítimas de Cyberbullying a culpa não é deles;
Sublinhar que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, mas uma forma de afirmação que envia uma mensagem ao agressor que o seu tipo de comportamento não será tolerado e que não lhe será permitido continuar.
Como Prevenir o Cyberbullying
Eduque-se a si, aos colegas e alunos sobre como usar as tecnologias de informação e comunicação de forma ética, responsável e segura;
Eduque as crianças/jovens sobre os riscos de colocarem fotografias, vídeos e outros dados pessoais online que possam ser usados pelos seus colegas para actos de Cyberbullying;
Preste atenção aos que os seus colegas ou discentes lhe dizem sobre potenciais casos de Cyberbullying e não se limite a subestimar, criar falsos sentimentos de segurança ou até ignorar as situações que lhe são reportadas (por exemplo, “limita-te a ignorar”, “não leves isso a sério”, etc.);
Não reaja intempestivamente para proteger a criança/jovem. Por exemplo, não se ajuda uma vítima castigando-a. Se a criança é vítima de Cyberbullying, não lhe retire o direito de acesso ao computador ou à Internet;
Caso os seus colegas/alunos sejam vítimas de Cyberbullying, deixe claro que trabalhará com a criança/jovem para encontrar uma solução;
Monitorize a utilização das tecnologias de informação e comunicação pelas crianças e jovens a seu cargo. Faça-o escolhendo criteriosamente o local e o posicionamento do computador. Evite as áreas isoladas (quartos de crianças/jovens), preferindo os espaços de maior circulação.
Fonte: http://www.bullyingescola.com
Bullying "...40% das Crianças em Portugal sofre com este problema..."
O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.
Príncipais tipos de Bullying:
◦Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
◦Verbal (apelidos, gozar, insultar)
◦Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
◦Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
◦Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
◦Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
◦Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”
Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”
Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”
Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre
Efeitos sobre os Alvos incluem:
Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos
Stress de desordem pós-traumática
Torna-se também um agressor
Ansiedade
Problemas gástricos
Dores não especificadas
Perda de auto-estima
Medo de expressões e emoções
Problemas de relacionamento
Abuso de drogas e álcool
Auto-mutilação
Suicídio (também conhecido como bullycídio)
Efeitos numa Escola incluem
Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)
Alto nível de faltas indisciplinares por males menores
Desrespeito pelos professores
Como agir com uma vítima de BULLYING?
Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda
Não tente ignorar a situação
Procure manter a calma
Mostre que a violençia deve ser evitada
Não o agrida ,nem o intimide
Mostre que sabe o que está a acontecer Converse com ele
Garanta a ele que o quer ajudar
Tente indentificar algum problema actual
Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola
Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos
Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu
Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima
Informações
A partir de doze (12) de Maio, a Associação Nacional de Professores, cria uma linha telefónica de apoio, dirigida a professores, alunos e famílias, envolvidas ou vítimas das mais diversas formas de “Bullying”, quer como agressores, quer como vítimas, pois, normalmente os envolvidos nestas situações vivem um drama permanente de medo e em silêncio. Esta linha telefónica de apoio estará preparada para ouvir e dar o apoio necessário de forma confidencial. A criação desta linha de apoio foi inserida num projecto intitulado “convivência nas escolas”, desenvolvido por esta Associação, em parceria com investigadores da Universidade Lusófona do Porto, tendo como base uma crescente preocupação associada à violência na comunidade escolar, confirmados pelos resultados da UNESCO, que lançaram o alerta; 25% a 50% dos alunos são vítimas de “Bullying”.
O número telefónico de apoio é o 808 968 888 e este novo projecto pretende sobretudo, promover a educação para a convivência nas escolas, ajudando a prevenir e a combater fenómenos de conflitualidade, indisciplina e violência.
Fonte: http://www.bullyingescola.com
VIII Jornadas de Saúde Mental no Idoso - Porto - 30 e 31 de Março de 2010

Nos dias 30 e 31 de Março de 2010, terão lugar no Porto as VIII Jornadas de Saúde Mental no Idoso. Para mais informações: aqui
Para mais informações:
Tel. /Fax. 22 203 30 46
Telm. 96 76 48 777 / 91 637 03 57/ 93 654 35 36
Inscrição:
Inscrições até dia 26 de Março de 2010:
- Profissionais: 35€
- Estudantes: 25€
O valor da inscrição inclui: Coffe Break, Diploma, Declaração de Presença, CD Informatizado power point e Recibo.
Deverá proceder a uma pré–reserva por telefone ou e-mail, (válida por dois dias) de forma a garantir a inscrição.
A ficha de inscrição está disponível AQUI