domingo, 4 de abril de 2010

"Hospitais da Universidade de Coimbra criam clínica autónoma para a saúde mental"

''Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) vão reorganizar os seus serviços de saúde mental, instalando todas as valências num edifício autónomo, na ala de Celas, e dotando-os de plano funcional adequado às exigências actuais.

O presidente do Conselho de Administração dos HUC, Fernando Regateiro explicou, em declarações à agência Lusa, que se trata de «juntar o que está separado» e homenagear Elysio de Moura, com o retornar da saúde mental ao edifício com o nome dessa figura da medicina psiquiátrica portuguesa.

Uma forma de homenagear o antigo professor universitário é recuperar aquele edifício, o mais emblemático da ala de Celas dos HUC, e actualmente ocupado pela ortopedia, fazendo-o «retornar a finalidade para que foi criado, que é a saúde mental, o serviço de psiquiatria».

«Naquele espaço seguramente que o serviço de psiquiatria ficará melhor instalado dado que permite juntar o que hoje está separado. Hoje temos metade dos doentes em Celas, num pequeno edifício velho e desconfortável, que não corresponde à qualidade que nós exigimos e desejamos, e outra metade está no bloco central», realçou o responsável.

Para Fernando Regateiro, a actual situação «é má porque separa as equipas», e a sua articulação «precisa de ser concentrada, reforçada, para dar mais qualidade e desenvolvimento».

A separação das equipas médicas e de enfermagem - acrescenta - «obriga de facto a alguma redundância, mas obriga sobretudo à falta de entrosamento, à falta de proximidade», e não possibilita «um crescimento conjunto da equipa da psiquiatria mulheres e da equipa da psiquiatria homens».

«A nossa ideia é concentrar a resposta num espaço muito aprazível. Não se pense que vamos separar os doentes psiquiátricos dos outros doentes. O edifício fica ao lado do dos doentes de cirurgia plástica e de queimados e da maxilofacial, e do dos doentes paliativos», disse.

No entendimento do presidente dos HUC, o que se pretende «é dar uma resposta mais condigna e com um programa funcional adequado às exigências das respostas em saúde mental dos dias de hoje».

Este serviço vai articular-se também com a saúde mental comunitária, com a unidade a criar para os concelhos de Mira e de Cantanhede no âmbito do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra têm em curso uma profunda reorganização funcional e de espaços, e quando forem transferidos os doentes de ortopedia para o bloco central o Pavilhão Elysio de Moura entrará em obras para acolher a saúde mental, os serviços de homens e mulheres, bem como as consultas externas.''

Fonte: TSF on line 02 ABR 10 às 19:47

Sem comentários:

Enviar um comentário