terça-feira, 8 de junho de 2010

Muitas crianças podem apresentar depressão já aos três anos de idade

.
Segundo estudo da Universidade de Washington, nos EUA, apesar da infância ser vista como um período feliz e sem preocupações, muitas crianças podem apresentar depressão aos três anos de idade. E, de acordo com especialistas, esse é o caso de cerca de 1% a 2% dos pequenos, com tendência de crescimento da prevalência nesta faixa etária.

Durante muitos anos, os especialistas acreditaram que as crianças mais pequenas seriam muito imaturas para sofrer de depressão. Realizada, uma pesquisa com 300 crianças verificou-se que crianças de apenas três anos podem ter depressão clínica - não apenas tristeza temporária, mas um sério problema de saúde mental. “É um transtorno mental que, basicamente, como nossas descobertas estão mostrando, pode surgir tão cedo quanto aos três anos de idade e não, necessariamente, por causa de coisas ruins que acontecem na vida”, foram as explicações dadas pelos autores, destacando que é uma condição de base genética associada ou não a um evento stressante.

Embora a depressão em pré-escolares pareça não ser muito comum, os especialistas destacam a importância de se identificar o problema precocemente para que a intervenção seja mais efectiva. Os especialistas destacam que a principal marca de uma criança com depressão é sentir-se culpada por qualquer coisa errada e o fato de não se divertir com brincadeiras que gosta. Além disso, podem ocorrer problemas de sono e apetite e alterações nos níveis de actividade física. “Se os sintomas persistirem por um período de mais de uma semana ou duas, é hora de procurar ajuda”, concluiu a pesquisadora Joan L. Luby.


Autor/Fonte: Uol
Edição: Nallyne Soares

1 comentário:

  1. Embora pareça mentira já se assiste a bebés entre 6 e 12 meses de idade com depessão ......
    A sociedade em que vivemos vai-se aproximando da esquizofrenia global e as crianças não ficam de fora!

    ResponderEliminar