terça-feira, 1 de junho de 2010

Contributo - Opinião: Enfermagem e Saúde Mental

Os cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e psiquiatria são centrados no cuidar do indivíduo/ comunidade, tendo em conta os processos de saúde/doença mental, para promover e proteger a saúde mental; prevenir e tratar a doença mental, bem como, ter em conta a readaptação funcional e a reinserção social do indivíduo na comunidade. Deste modo, a criação de consultas e de projectos, tanto nos Centros de Saúde como nos próprios Hospitais, irá permitir ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem.

A aposta na saúde mental infantil e na pedopsiquiatria é, sem dúvida, fundamental para a triagem, avaliação, intervenção e orientação das situações problemáticas na infância/adolescência e das próprias famílias. Os cuidados de enfermagem nesta área são importantes tanto nos Cuidados de Saúde Primários, como nos próprios Serviços de Pediatria/Urgência Pediátrica.

Em Portugal existem muitos indivíduos, famílias e comunidades que necessitam de uma intervenção especializada do seu enfermeiro e da sua equipa de multidisciplinar para os ajudarem a ter mais qualidade de vida e bem-estar, mesmo que esse indivíduo tenha uma doença mental.

2 comentários: